terça-feira, 2 de outubro de 2012

Imagem vs Substância: Evitar o "Syndrome de Saul'e Cultivando um' Coração de Davi Imagem vs Substância: Evitar o "Syndrome de Saul'e Cultivando um' Coração de Davi


Imagem vs Substância: Evitar o "Syndrome de Saul'e Cultivando um' Coração de Davi 
Por Tony Cooke
imagem versus substância por Tony CookeNão havia ninguém que parecia ser melhor "em material real" do que Saul. A Escritura nos diz: "... Não havia uma pessoa mais bonito do que ele entre os filhos de Israel. Desde os ombros para cima era mais alto do que qualquer do povo "(1 Samuel 9:2).
Saul não só parecia bom, mas ele também foi humilde. Quando Samuel declarou-lhe que a mão de Deus estava sobre sua vida, Saul respondeu: "... Não sou eu benjamita, da menor das tribos de Israel, e minha família a menor de todas as famílias da tribo de Benjamim? Por que então você falar assim comigo? "(1 Samuel 9:21).
Infelizmente, a humildade que marcou primeiros dias de Saul evaporado com a sua ascensão ao trono e sua usurpação subseqüente da energia inadequado. Através de impaciência e presunção, Saul tolamente se intrometeu no ofício sacerdotal - um escritório para que ele não foi chamado (ver 1 Samuel 13:8-14).
Mais tarde, ele desobedeceu a ordem de Deus para "... ataque Amaleque, e destrói totalmente a tudo o que têm, e não poupá-los ..." (1 Samuel 15:3). Quando o profeta Samuel encontrou Saul, Saul mentiu e disse que ele havia, de fato, realizado o mandamento do Senhor. Saul tentou fazer-se olhar bem nos olhos de Samuel, mas o profeta não comprá-lo (ver 1 Samuel 15:13-23).
Qual foi a resposta de Deus a presunção de Saul, rebelião e desobediência? Samuel disse-lhe: "Mas agora o seu reino não deve continuar. O Senhor tem buscado para si um homem segundo o seu coração, e que o Senhor lhe ordenou que seja príncipe sobre o seu povo, porque não guardaste o que o Senhor te ordenou "(1 Samuel 13:14). Havia até mesmo uma referência a humildade de Saul em dias passados: "... Quando você era pequeno em seus próprios olhos, você não estava cabeça das tribos de Israel? E não o Senhor ungir-te rei sobre Israel? "(1 Samuel 15:17).
Eu não quero focar no negativo, mas eu prefiro aprender com os erros dos outros do que ter que aprender desnecessariamente com meus próprios erros. Na verdade, aprendemos com I Coríntios 10:11 que muitas das coisas registradas no Antigo Testamento foram escritos como exemplos, admoestações e advertências para nós, que não teria que experimentar os mesmos resultados desastrosos como os outros sofreram diante de nós . No que diz respeito a vida de Saul, uma das coisas que aprendemos é que algo pode começar com uma grande promessa e fim potencial e ainda em grande mágoa e tragédia.
Nenhum substituto para a substância
Dito tudo isso, vamos voltar para o positivo. Deus fez rejeitar Saul como rei, mas Ele não desistiu, Ele procurou Davi, "um homem segundo o seu coração" (1 Samuel 13:14, Atos 13:22). O que significa ser um homem segundo o coração de Deus?Obviamente não é algo que é encontrado em uma fachada - na imagem externa de alguém ou de aparência. Saul tinha toda a aparência de ser real, mas seu personagem finalmente revelou falhas graves.
Antes de Davi foi ungido para ser o próximo rei, até mesmo o grande profeta Samuel foi quase enganado pela "aparência" maravilhosa de um dos irmãos de Davi.
Ele ... [Samuel] olhou para Eliabe e disse: 'Certamente o ungido do Senhor é diante Dele! " Mas o Senhor disse a Samuel: "Não olhes para a sua aparência, nem para a sua estatura física, porque eu recusei. Porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para a aparência, mas o Senhor olha o coração ". 
1 Samuel 16:6,7
Eu quero discutir os traços de identificação de uma pessoa segundo o coração de Deus. Mas, primeiro, vamos falar sobre os perigos de ampliação de imagem e aparência, ignorando substância e conteúdo.
Vivemos em um dia de "gestão de imagem", e isso não é inteiramente uma coisa ruim. Nós todos queremos colocar nosso melhor pé para a frente, tem uma boa reputação, e apresentar-nos bem. No entanto, um problema se desenvolve quando a imagem se torna um substituto para a substância - e especialmente quando a imagem é tão adulterada, praticado, e polido que apresenta um retrato enganoso e falso da realidade.
Talvez as palavras mais duras que vieram da boca de Jesus tinha a ver com aqueles que focado em projetar uma aparência de justiça, mas eram internamente corrupto.
"Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Para você, limpais o exterior do copo e do prato, mas por dentro estão cheios de rapina e de auto-indulgência. Fariseu cego, limpa primeiro o interior do copo e do prato, que também o exterior fique limpo também. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Para sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por forarealmente parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia. Assim também vós exteriormente pareceisjustos aos homens, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade. "
Mateus 23:25-28
Da mesma forma, Paulo teve palavras muito duras para aqueles cujo foco era apenas em sua aparência. Ele falou de pessoas como aqueles que "... exaltar e fornecer depoimentos para si ..." (2 Coríntios 10:12 AMP).
Paul passou a descrever aqueles que projetam uma imagem exteriormente, mas possuem um caráter totalmente diferente internamente. Ele disse: "Porque os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. E não é de admirar! Porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz.Portanto, não é grande coisa se os seus ministros se transformam em ministros de justiça, cujo fim será segundo as suas obras "(2 Coríntios 11:13-15).
A palavra grega que Paulo usa aqui para "transformar" nem sempre é utilizado negativamente no Novo Testamento. No entanto, aqui significa assumir uma aparência, para disfarçar, disfarce, ou pose.
Ferido pela traição que veio sob o disfarce de amizade e confiança, David foi dolorosamente lembrado desta verdade que ". Nem tudo que reluz é ouro" Ele escreveu: "As palavras da sua boca eram mais macias do que a manteiga, mas havia guerra no seu coração , suas palavras eram mais brandas do que o azeite, mas eles foram atraídos espadas "(Salmo 55:21).
Devemos valorizar o que Deus valoriza
Deus valoriza a honestidade, a verdade, a sinceridade e, por isso, devemos evitar a decepção de todo tipo. Considere os seguintes casos na Escritura onde somos aconselhados a evitar focar na aparência e imagem.
  • "Vede que você não faz suas obras de caridade diante dos homens, para serdes vistos por eles .... Eles [os hipócritas] gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das ruas, para serem vistos pelos homens .... Para eles [os hipócritas] desfiguram seus rostos que eles podem aparecer aos homens para estar em jejum ... "(Mateus 6:1,5,16).
  • "Mas todas as suas obras que eles fazem para serem vistos pelos homens ..." (Mateus 23:5).
  • "Não julgue segundo a aparência, mas julgai com julgamento justo" (João 7:24).
  • Ao abordar a igreja de Sardes, Jesus se referiu a uma congregação inteira, que parecia estar desfrutando de um grande "imagem". Entretanto, Jesus indicou que o seu estado interno dos assuntos era muito menos saudável. Ele disse: "... Você tem uma reputação de estar vivo - mas você está morto" (Apocalipse 3:1 NLT). 
  • Paulo falou daqueles que "... se gloriam na aparência e não no coração" (2 Coríntios 5:12).
Não é que a aparência é irrelevante, nós certamente deve evitar a aparência do mal (1 Tessalonicenses 5:22). Mas a substância é o que finalmente importa. Dwight L. Moody disse: "Se eu cuidar do meu caráter, minha reputação vai cuidar de si mesmo." John Wooden observou: "Seu caráter é o que você realmente é. Sua reputação é apenas o que os outros pensam que você é. "
Se não cultivar e manter um caráter divino, que pode facilmente acabar levando uma vida dupla ou secreto. Charles Spurgeon disse: "Todos nós já ouvimos a história do homem que pregava tão bem e vivia tão mal que, quando ele estava no púlpito, todos diziam que ele nunca deveria sair de novo, e quando ele estava fora dele, todos eles declarou que ele nunca deveria entrar de novo. "
Temos de estar em guarda para não acabar se tornando um sucesso de público, mas um fracasso privado!
É fácil sentar e apontar o dedo hipócrita nesses hipócritas ímpios que vivem atrás de uma máscara de engano diabólico - mas é apenas "o outro cara" que é pego em uma armadilha de se concentrar na imagem e aparência? Eu me pergunto quantos "bom coração" ministros têm lutado com o medo do homem e com o "vício em aprovação." E nós? E quanto a mim, e você? Será que já permitiu estes para levar-nos a agir honradamente menos do que deveríamos?
Considere as seguintes características que podem causar-nos a ser menos de genuíno e sincero para o bem da aparência.
  • Exagero. Tem a insegurança ou o medo da desaprovação (ou o desejo de aprovação) já nos causou a exagerar a pretensão de fazer-nos olhar um pouco melhor?
  • Nome de cair. Alguma vez nome caiu para impressionar os outros e fazê-los pensar que são importantes?
  • Bajulação. Alguma vez alguém lisonjeado na esperança de obter algum tipo de favor a essa pessoa?
  • Racionalização. Quando cometemos um erro para o qual devemos ter pedido desculpas, será que alguma vez racionalizado ou minimizado o nosso erro, em vez de uma tentativa de salvar a nossa imagem?
  • Crítica. Alguma vez falou mal de alguém, pensando que de alguma forma nos fez olhar melhor?
Parece a partir das Escrituras que às vezes é simplesmente a insegurança, o medo, ou o desejo de aprovação que leva as pessoas a ser infiel a suas convicções íntimas. Pedro e Barnabé não eram bandidos, mas eles violaram suas convicções em Antioquia, porque Pedro não queria desagradar representantes de James de Jerusalém (Gálatas 2:11-14).
Considere alguns dos governantes da época de Jesus (Jo 12:42,43): "No entanto, mesmo entre os governantes muitos creram nele, mas por causa dos fariseus não o confessavam, para não serem expulsos da sinagoga; Porque amavam a glória dos homens do que a glória de Deus. "
Esses governantes não acordar uma manhã e decidir ser o mal, eles só queria ser aceito, aprovado, e em graça para com as pessoas que achava que eram importantes. No entanto compreensível que pode ser, ele ainda levou a perder um relacionamento vital com Deus.
Então, o que era sobre Davi, que o diferenciou de Saul? O que foi que fez Davi a ser chamado de "um homem segundo o coração de Deus"? Deixe-me compartilhar cinco observações.
  1. David realmente desejava Deus mais do que qualquer outra coisa (Salmo 63:1-8).
  2. Davi amava a Palavra de Deus (Salmo 119:47,48,103,127-131,162,167).
  3. David estava disposto a confessar o seu pecado e se arrepender de todo o coração (Salmos 51:1-12; 119:11; 101:2,3).
Parte do contraste entre Saul e Davi é revelada na forma como cada um respondeu quando foram confrontados com os seus pecados respectivos. Saul reconheceu o pecado, mas parecia bastante irreverente sobre isso, simplesmente pedindo Samuel, "... Por favor, perdoe o meu pecado ..." (1 Samuel 15:25).
David, no entanto, parecia ter tomado a gravidade de seu pecado muito mais profundamente e pessoalmente. Ele não simplesmente pedir o profeta Natã a perdoá-lo, em vez disso, David disse diretamente a Deus ", contra você, você só pequei ..." (Salmos 51:4). David percebeu que ele tinha não só transgrediu um mandamento - ele havia pecado contra o próprio Deus. No entanto, embora o perdão foi concedido, as consequências sociais e relacionais do pecado de Davi reverberaram por toda sua vida. Como Nathan disse, nunca a espada partiu da casa de Davi, depois que (2 Samuel 12:7-15).
Foi, talvez, a forma como Davi se arrependeu, apesar de suas falhas e pecados que substancia o próximo ponto.
4. Davi era um homem segundo o coração de Deus, porque ele era um homem de integridade (1 Reis 9:4,5, Salmo 26:1; 15:1-5)
5. Davi era um homem segundo o coração de Deus, porque ele era um homem de gratidão e um homem de louvor (Salmo 34:1; 119:164)
Eu acredito que Deus ainda está buscando pessoas que são segundo o Seu coração! Crônicas segunda 16:09 (NVI) diz: "... Os olhos do Senhor movimento para frente e para trás em toda a terra que Ele pode apoiar fortemente aqueles cujo coração é totalmente dele ...." Jesus confirmou isso quando disse que o Pai procura aqueles que O adoram "em espírito e em verdade" (João 4:23).
Precisamos ter em mente que Deus não nos chamou para ser o juiz dos motivos de qualquer outra pessoa, mas sim, o nosso trabalho é focar os motivos de nossos próprios corações. Paulo mesmo nos advertiu: "Portanto, não fazer julgamentos sobre ninguém antes do tempo - antes da volta do Senhor. Por que ele vai trazer nossos segredos mais sombrios à luz e irá revelar nossos motivos particulares.Então, Deus vai dar a cada um o que é devido o louvor "(1 Coríntios 4:5 NLT).
Paulo aprofundou seu compromisso pessoal para manter seu direito coração e seus motivos puros, quando disse: "Para nós falamos como mensageiros aprovados por Deus para ser confiada a Boa Nova. Nosso objetivo é agradar a Deus, não as pessoas. Ele só examina os motivos de nossos corações. Nem uma vez tentamos ganhá-lo com bajulação, como você bem sabe. E Deus é o nosso testemunho de que não estávamos fingindo ser seus amigos apenas para obter o seu dinheiro! "(1 Tessalonicenses 2:4,5 NLT).
Pureza de coração e motivos é enorme com Deus. Era importante para ele no dia de Saul, e ainda é importante hoje. Se queremos evitar as falhas de Saul em nossas próprias vidas - e cultivar um coração como o de Davi - precisamos examinar nossos corações regularmente e ser brutalmente honesto com nós mesmos. Se fizermos isso, vamos manter a consciência limpa ao longo da vida e colher as recompensas maravilhosas por toda a eternidade.